Interpretação Crítica das Fontes


Para o historiador a verificação das fontes é sempre necessária; a crítica histórica tem por objeto essa indagação para assegurar a autenticidade e veracidade dos documentos: seu autor, datação e local de procedência. Sobre essa base procede-se a delimitações mais precisas. Muitas vezes é indispensável um trabalho prévio de conservação e restauração para, uma vez restabelecida a integridade do objeto, possibilitar sua interpretação.

A falsificação afeta com freqüência os documentos ou testemunhos materiais. O historiador deve verificar primeiro a autenticidade da fonte, para o que recorrerá à ajuda de especialista e de meios técnicos adequados. Contudo, mesmo as falsificações podem proporcionar dados interessantes sobre os gostos e tendências das diferentes épocas, o que é também interessante a partir de uma perspectiva histórica. Algumas falsificações tiveram vastas conseqüências na história, como no caso da falsa doação de Constantino à Santa Sé, que serviu de fundamento jurídico do "patrimônio de são Pedro", ou seja, dos Estados Pontifícios.

Determina-se a antiguidade de uma fonte por meio das ciências auxiliares e dos elementos materiais; para isso, empregam-se métodos físicos, químicos e eletrônicos de grande precisão. A localização da fonte originária proporciona dados interessantes, já que sua forma e conteúdo podem ter variado ao longo do tempo. A descoberta de peças peculiares a determinadas culturas em lugares afastados de sua origem indica mobilidade social e intercâmbios ativos entre os povos. Documentos autênticos podem ter sofrido manipulação em algum momento para atender a interesses políticos ou legislativos. Motivos propagandísticos, dados inventados ou distorcidos e mesmo a própria parcialidade do narrador ou historiador podem alterar documentos, que assim se tornariam particularmente difíceis de interpretar. Embora se considere a tradição oral uma fonte de veracidade duvidosa e com freqüência distorcida, sua utilidade é amplamente reconhecida, já que em muitas sociedades esse tipo de transmissão dos fatos se atém a leis rígidas, que asseguram em parte sua exatidão.

Veja também:
A História como Ciência
Ciências Auxiliares da História
Classificação
Filosofia da História
Fontes Históricas
Métodos da História
Ramos da História

     
Digite aqui seu
E-mail para receber notícias de filosofia!








Se acaso qualquer informação do site estiver equivocada, por favor avise-nos que corrigiremos