John Dewey
(1859 - 1952)

A longa vida de John Dewey, filósofo e pedagogo americano que exerceu grande influência na teoria da educação, possibilitou notável evolução de seu pensamento filosófico, que passou do idealismo inicial ao mais decidido pragmatismo.

John Dewey nasceu em 20 de outubro de 1859 em Burlington, Vermont. Freqüentou a Universidade de Vermont e a Johns Hopkins, de Baltimore, onde se doutorou em filosofia em 1884. Nos dez anos seguintes ensinou na Universidade de Michigan. Enquanto se aprofundava no pensamento de Hegel, interessou-se pelos problemas do ensino. Em 1894, nomeado diretor do departamento de filosofia, pedagogia e psicologia da Universidade de Chicago, fundou escolas-laboratório para experimentar suas idéias pedagógicas.

Inspirado no pragmatismo de William James, Dewey evoluiu para a doutrina que seria chamada instrumentalismo. Considerava a natureza como a realidade última e postulava uma teoria do conhecimento baseada na experimentação e na verificação, idéias que foram a origem da "escola de Chicago". Essa filosofia foi também a base de suas concepções sobre educação, que deveria centrar-se nos interesses da criança e no desenvolvimento de todos os aspectos de sua personalidade, como defendeu em The School and Society (1899; A escola e a sociedade).

Em 1904 Dewey ingressou na Universidade de Colúmbia, em Nova York, onde trabalhou o resto da vida. Experience and Nature (1925; Experiência e natureza) constituiu uma síntese de sua doutrina filosófica e Experience and Education (1938; Experiência e educação) condensou suas concepções pedagógicas. John Dewey morreu em Nova York, em 1º de junho de 1952.

     
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