Processos Metodológicos Gerais


A física, impulsionada pelo grande número de descobertas realizadas num período relativamente curto, adotou uma metodologia de estudo que evoluiu com o progresso da própria ciência. As demais ciências calcaram seus métodos no modelo da física e incorporaram os enunciados lógicos e matemáticos para exprimir seus próprios resultados.

De modo geral, o raciocínio dedutivo consiste em propor um conjunto de postulados gerais, a partir dos quais se obtêm resultados aplicáveis a eventos de natureza mais restrita -- ou seja, parte-se do geral para chegar ao particular. O método indutivo, ao contrário, constrói modelos e leis a partir de casos particulares, pelo uso de mecanismos lógicos de generalização.

O enfoque analítico consiste em decompor o objeto em suas partes constituintes para formular problemas mais simples, ou seja, parte do complexo e mais geral para chegar ao simples e particular. O método sintético procede de modo oposto: reúne aspectos particulares dispersos para obter resumos e associações de idéias, procedendo do simples para o complexo.

Outros processos que participam da metodologia científica são: a definição rigorosa do objeto de estudo; os sistemas de classificação, com divisões e subdivisões; os instrumentos de medida e os sistemas de unidades; a variabilidade das condições que interferem sobre os fenômenos estudados etc.

Veja também:
Princípios da Metodologia Científica

     
Digite aqui seu
E-mail para receber notícias de filosofia!








Se acaso qualquer informação do site estiver equivocada, por favor avise-nos que corrigiremos