Padre Leonel Franca

Numa época de acirrada confrontação ideológica, a combatividade do padre Leonel Franca em artigos, conferências e livros fez dele um dos expoentes do pensamento católico no Brasil.

Leonel Edgard da Silveira Franca nasceu em São Gabriel RS, em 6 de janeiro de 1893. Ingressou na Companhia de Jesus e cumpriu em Roma o triênio de filosofia na Universidade Gregoriana, de 1912 a 1915. Mais tarde, doutorou-se em filosofia e teologia pela mesma universidade. Ativo educador, foi membro do Conselho Nacional de Educação e participou da fundação da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1940), de que foi o primeiro reitor. Sua influência como ideólogo católico exerceu-se no magistério e na avultada obra, de grande repercussão.

Seus livros principais são Noções de história da filosofia (1918), A igreja, a Reforma e a civilização (1922), Catolicismo e protestantismo (1933), A psicologia da fé (1934) e A crise do mundo moderno (1941), além de uma tradução do livro bíblico dos Salmos. Padre Leonel Franca morreu no Rio de Janeiro em 3 de setembro de 1948.

     
Digite aqui seu
E-mail para receber notícias de filosofia!



Se acaso qualquer informação do site estiver equivocada, por favor avise-nos que corrigiremos